Um gesto de liberdade a mulher ‘do’ homem nu

13

08/07/2011 por Marcha das Vadias de Curitiba

Hoje a mulher do homem nu, é, assim que é conhecida, a mulher DO homem nu, aquela que fica sentadinha ao lado daquele cara em pé, onipotente, um falo eu diria, ganhou fita no cabelo e batom, significativamente demos a ela vida própria.

A praça 19 de dezembro foi inaugurada na estréia do programa de obras públicas comemorativas do centenário da emancipação política do estado do Paraná, ocorrida em 19 de dezembro de 1853.A autoria das obras é dos escultores radicados no Brasil: Erbo Stenzel e Umberto Cozzo. Pretendiam os escultores retratar o homem paranaense olhando em direção ao futuro. Peço então uma licença poética ao Erbo Stenzel e Umberto Cozzo, nós temporalizamos a mulher de sua obra, como não podemos levantá-la, deixá-la ao lado do homem, nem virar seus olhos para o horizonte, demos a ela, como um símbolo de liberdade, munições de auto estima!

intervenção: kassandra speltri
foto e texto: anaterra viana

Anúncios

13 pensamentos sobre “Um gesto de liberdade a mulher ‘do’ homem nu

  1. Mayara disse:

    Também participei da marcha e postei vídeos,foto, texto… foi beeem legal, mesmo!!!!Abç,Mayara

  2. Equipe MEX disse:

    Confira o vídeo da Marcha das Vadias no http://www.portalmex.com.br !!!

  3. Oi! Acompanhei a Marcha e foi muito bacana! Parabéns pela manifestação ordeira e bem divertida que fizeram! Fiz muitas fotos. Hoje fiz um post no meu blog e possivelmente farei outro (s). Se quiserem dar uma espiada: circulandoporcuritiba.blogspot.com.Abraço.

  4. Gwarlock disse:

    Concordo com o Gustavo.(em termos) Mas a intervenção na estátua me rendeu boas fotos.A marcha certamente renderá outras.E a causa por si só é justa.Contem com meu apoio e presença.

  5. Eu vou a marcha pra protestar a favor das mães solteiras,que cuidam de seus filhos sozinhas e são chamadas de vadia por não serem casadas,o pai do meu bb sumiu no mapa,mora em ctba mas num tenho o endereço dele e se eu quiser saber tenho q contratar um detetive pq o governo não disponibiliza,então abaixo os caras que deixam seus filhos sózinhos no mundo e as mães lutadoras são vistas como vadias!!!

  6. Gustavo disse:

    Marcha inútil só para acompanhar a moda internacional. Só pq sabem que vão aparecer na mídia.Não está acontecendo uma onda de estupros no Brasil. Não estamos vivenciando um surto de violência contra a mulher. As coisas estão normais. Os índices de abuso contra a mulher hoje não estão subindo. Eles existem sim. Sempre existiram e com certeza estão errados e devem ser PUNIDOS. E já são punidos. Hoje quando uma mulher faz uma denúncia, o homem já é investigado e preso.As coisas estão andando. Tudo está funcionando na medida do possível para os padrões brasileiros.A política sim está podre e precisando da nossa atenção, da nossa batalha, da nossa resitência.Mas protestar contra a política não é hype. Não é cool.

  7. Anonymous disse:

    http://youtu.be/-fHnuuMUzFsse este movimento funciona mesmo, por favor ajudem a tirar o comercial da kuat o ar….

  8. Anonymous disse:

    http://www.youtube.com/watch?v=-fHnuuMUzFsse este movimento funciona mesmo, por favor ajudem a tirar o comercial da kuat o ar….

  9. líria porto disse:

    (des)merecimento líria portoà mulher que se disputao céu a terra a floradaà mulher que se diz putanada?*

  10. Um detalhe que talvez poucos saibam. Erbo Stenzel foi contrário a instalação da estátua da mulher na Praça 19 de dezembro simplesmente porque não foram planejadas para ficar juntas e em razão disso, a escala e proporções da mulher nua não são semelhantes às do homem nu. O homem tem 8 metros e a mulher 3. Isso faz com que a mulher fique digamos assim, oprimida pelo gigantismo da estátua do homem.

  11. anaterra disse:

    Deve ser chamada de mulher nua, mas é chamada erroneamente de mulehr do homem nu. Obrigada pelas informações Julio! Nos vemos na marcha? Este será um dos pontos em que iremos passar! Esperamos você lá! 😉

  12. Julio Garrido disse:

    A Mulher Nua, e é assim que devemos chamá-la, é o símbolo da justiça, foi feita para ficar em frente ao Palácio da Justiça no Centro Cívico mas foi banida por muitos anos para os fundos do Palácio do Governo por ser considerada escandalosa, dizem, por alguma primeira dama da época. Nos anos setenta depois de uma campanha movida pelo canal 4 e sob protestos do escultor ela foi levada para a praça 19 para ficar ao lado do Homem Nu. Foi um casamento arranjado eles definitivamente não foram feitos um para o outro, o fato é que nem se olham. Se existe algum símbolo nesta cidade que pode bem representar o que a Marcha das Vadias prega, este símbolo é a Mulher Nua.

  13. jackie oO disse:

    ooooooooooooowcoisa liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinda!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: